“Da expectativa, à realidade de viajar” é um livro composto por mais de 115 páginas e lançado ao 17 de julho de 2021, na Cidade de Maputo. O escritor, Sávio o viajante revela que a produção do conteúdo do livro levou algumas.
“Eu sou YouTuber e neste período fiquei sem o meu equipamento que acabei estragando. Mas com força de vontade tive que explorar o meu outro lado, falo da escrita. Daí surgiu a ideia de escrever este livro que está a ter uma grande repercussão e um bom retorno por parte dos leitores”, disse o autor.Sávio vai mais além afirmando que “Da expectativa, à realidade de viajar”, não é apenas um livro de viagens ou não são apenas viagens contadas, mas sim, são experiências de Vida. “Neste livro eu conto tudo o que eu imaginava que veria em cada país, imaginação essa criada por tudo aquilo que eu consumia pelas tvs’s e redes sociais. Antes de viajar eu acreditava estar em um dos piores países do mundo e no pior continente de todos.
Depois de viajar, eu percebi que todos os países tem problemas, podem até ser problemas diferentes, mas que têm, têm”, afirma o escritor. O autor diz ainda que este será um dos melhores livros críticos que os leitores terão a oportunidade de confirmar. Sávio o Viajante descreve um mundo real, longe das fantasias sobre a realidade de cada continente. Apesar de ter julgado os países de acordo com o que via na televisão, teve a experiência que mundo a sua forma de ver cada um detalhadamente.
“Mudei a minha forma de julgar, de ver as coisas, comecei a apreciar cada lugar com a sua singularidade, buscar aprender com cada povo. Enfim, é muita coisa para descrever, mas garanto-vos que este será um dos melhores livros críticos que vocês já leram. Aqui não há romanização da Europa nem o menosprezo a África ou a Ásia, cada lugar como eles realmente são, sem mimimi. Os sensíveis e iludidos que me perdoem, mas a verdade é o que é, independentemente do que achamos”, defende o autor.
O que lhe motivou a escrever esse livro?
O escritor responde; “Eu escrevi o livro para mostrar as pessoas que tudo que nós vemos nas redes sociais, televisões, cinema etc, principalmente dos países do primeiro mundo nem tudo é real, pós-alguns deles olham à África como um continente pobre, de miséria, etc. Então as médias mostram algo que não é real”.
Como os seus leitores avaliam essa obra?
“Até então ninguém se mostrou indignado por adquirir o livro, a grande parte está feliz e o retorno está superpositivo” revelou Sávio o Viajante.
De realçar que longe “Da expectativa, à realidade de viajar”, o escritor tem também a expectativa de alcançar milhares de leitores no mundo. Mas, também deseja que o seu livro seja usado como manual em faculdades de turismo.
Questionado sobre o mercado da literatura no país, o escritor afirma que vale a pena apostar na literatura em Moçambique, apesar de estar ciente dos desafios, destacando que o quão é difícil. “Eu acho que vale a pena sim, mas é difícil uma vez que as pessoas estão a perder o hábito de ler, principalmente os jovens. Mas tendo um bom público-alvo e uma escrita diferente, falo de trazer conteúdos relevantes e cativantes, é possível sim, pretender alguns jovens na literatura”, concluiu.
Comenta com teu facebook