Novos quadros do governo acaba de ser nomeados e empossados para ocupar cargos no Fundo Nacional de Energia e no Ministério de Trabalho e Segurança Social. Em destaque está a antiga Vice-ministra dos Transportes e Comunicações, Manuela Joaquim Rebelo para o cargo de Presidente do Conselho de Administração do Fundo Nacional de Energia, FUNAE.
A 24ª Sessão do Conselho de Ministros realizada nesta terça-feira apreciou e aprovou a resolução que nomeia Manuela Joaquim Rebelo para o cargo de Presidente do Conselho de Administração FUNAE. Por outro lado, a Ministra do Trabalho e Segurança Social, Margarida Talapa, conferiu posse um dia antes, 20 de Julho de 2022, aos novos Chefes de Departamento de Administração e Finanças (DAF) e Departamento de Aquisições (DAQ).
Talapa confiou para o cargo de Chefe do DAF, António Mahumane, antigo Secretario da OJM na Cidade de Maputo, e para o de DAQ Elisabeth Albertina Bernardo Fulane. De realçar que, esta é uma reestruturação ordinária, que segundo Margarida Talapa enquadra-se no processo regular de rotatividade de quadros na instituição.
Para António Mahumane que passa a exercer as funções de Chefe do DAQ, recai sobre si a responsabilidade de, entre outras, zelar pela correcta planificação e execução do orçamento deste Ministério, de acordo com as normas do Sistema de Administração Financeira do Estado (SISTAFE) e velar pela correcta e transparente gestão do património adstrito ao Ministério do Trabalho e Segurança Social.
“Esperamos que cuide destas matérias, com muito zelo, determinação, clareza, profissionalismo e equidade. Esperamos ainda que dinamize o processo de implementação do Sistema Nacional de Arquivos do Estado (SNAE)”, vincou Talapa.
Avançou ainda Margarida Talapa que, o que se pretende com essa reestruturação é imprimir uma nova dinâmica no funcionamento da máquina administrativa do sector olhando para a necessidade de assegurar a materialização efectiva do compromisso de bem servir aos utentes.
“Senhora Elisabeth Albertina Bernardo Fulane passa a liderar o Departamento das Aquisições, sector em que esteve afecta, portanto, que muito bem conhece. De si esperamos muito dinamismo e transparência na gestão de todos os processos de contratação para fornecimento de bens e serviços a este Ministério”, disse.
Entretanto, Talapa quer igualmente que a nova empossada tenha a consciência de que tem a responsabilidade de garantir o funcionamento efectivo da instituição, assegurando a provisão do material e dos serviços necessários às unidades orgânicas de forma atempada pelo que deve, em coordenação com as demais unidades orgânicas, aprimorar o mecanismo de levantamento das necessidades.
“Esperamos ainda muita cortesia, simplicidade, rigor, sigilo profissional e profissionalismo no relacionamento, com os funcionários afectos à unidade que passa a dirigir, com os dirigentes das diferentes unidades orgânicas, com os funcionários de todas as unidades orgânicas e com os fornecedores dos bens e serviços”, sublinhou.
A Ministra aproveitou a ocasião para exortar a ambos, para que promovam uma comunicação assertiva com os colegas, diálogo permanente, aprendizagem contínua, trabalho em equipa e que sejam abertos para ouvir, aprender, ensinar, saber ser e estar, ou seja, que promovam um ambiente de trabalho saudável porque sem ele não poderão alcançar os resultados almejados.
Publicidade
Comenta com teu facebook