A Associação Aliança Comunitária-ASSOAC baseada na Província de Nampula acaba de criar um clube de futebol onze composto por jovens e adolescentes retirados do mundo das drogas pela mesma organização. A nossa equipe soube que teve lugar no dia três de Agosto do corrente ano, no Bairro de Mutauanha-cidade de Nampula, um encontro promovido pela Associação Aliança Comunitária-ASSOAC com três pontos de agenda ligadas a esta acção.
O primeiro ponto estava ligado a criação deste grupo de desporto sobretudo, Futebol de 11, assim como a Escolha de um nome para o referido grupo e por último, a Eleição dos órgãos sociais representativos do grupo.
O Director Executivo da Associação Aliança Comunitário-ASSOAC, Ercio dos Santos Lopes, iniciou a reunião, saudando os Jovens e Adolescentes presentes, enumerando e descrevendo os pontos de ordem de trabalhos, pois participaram deste evento cerca de vinte e cinco jovens oriundos do bairro de Mutuanha e Cossore.
De realçar que concordou-se por unanimidade sobre a formação do grupo. Todos concordaram com a Escolha do nome RENASCER, e procedeu-se com a eleição onde participaram três candidatos, e ficou como Presidente, o jovem Pires Virgílio com Treze votos, Miguel Alberto Chalé com Seis votos e Omar Suene como Secretário com Cinco votos.
Importa referir que o grupo de desporto da Associação Aliança Comunitária-ASSOAC é composto maioritariamente, por Ex usuários de drogas, em processo de reinserção social para reduzir as chances de reincidência.
Ercio dos Santos Lopes, disse, durante a sua intervenção, que a criação do grupo de desporto visa ocupar mais os jovens e adolescentes em acções benevolentes, e que os recém-eleitos devem conduzir os destinos do grupo com zelo e dedicação.“Pois intervenções desta natureza, representam um conjunto de acções destinadas a redução da procura de drogas e mitigação de comportamentos de risco nos grupos alvos”, destacou.
De realçar que o encontro contou com a participação de Wilson Máquina, Secretário da Organização Continuadores de Moçambique para Distrito de Nampula. Este congratulou o trabalho que Associação Aliança Comunitário-ASSOAC tem vindo a desenvolver e pede as organizações nacionais/ internacionais para que apoiem esta iniciativa tendo apelado igualmente, aos jovens para que não adiram aos movimentos de insurgência ou terrorismo e pediu vigilância! Finalizou dizendo que “não ao consumo de drogas: Não ao Consumo de Bebidas Alcoólicas nas escolas”, disse o representante.
Comenta com teu facebook