Um grupo de jovens no Distinto Municipal em Kanyaka, na Cidade de Maputo contesta os resultados da pré-selecção de candidaturas ao Fundo de Apoio as Iniciativas Juvenis (FAIJ) alegando incompetência do jurado para o efeito. Entretanto, tendo decorrido o processo de pré-selecção dos projectos, foram registados elementos que violam a transparência e integridade, facto que faz desabar toda a expectativa dos jovens relativamente a este Fundo.
Segundo os denunciantes, a acta da sessão de avaliação dos projectos no âmbito do FAIJ indica que o júri foi designado pelo Vereador do Distrito Municipal KaNyaka. Os jovens afirmam que o vereador pecou por compor um júri de professores, de técnicos da administração, da acção social, para a matéria da qual não tem vocação.
“Ora vejamos, trata-se de análise de projectos de negócio, sustentabilidade, matéria de empreendedorismo da qual não há garantia que seja tratada por estes técnicos. Precisamos que seja revista esta situação”, disse José Mapanga, jovem líder que escreveu ao Secretário da Juventude e Emprego.
Soube o 4Vês Repórter que a acta da sessão de Avaliação dos projectos no âmbito do FAIJ, indica a hora das 10 e 30 minutos do dia 28 de Junho de 2022 como a escolhida para a análise e pré-seleção de 97 projectos, mas a lista apresenta 99.
“Estamos a falar de avaliação de 97/99 projectos e não uma leitura de 97 nomes, estamos a falar de projectos que possuem mais de 5 páginas, com elementos que envolvem cálculos e aspectos documentais que precisam serem revistos a autenticidade, custa acreditar que em uma sentada de um dia pode se analisar e ter resultados, como podem 97/99 projectos serem avaliados com rigor? Isto denuncia superficialidade que propiciou a efectivação de esquemas e favoritismos”, defendem o Jovem.
Há que destacar ainda que, segundo os denunciantes, há elementos que demonstram pré-selecção de indivíduos baseados no favoritismo e com alguns sinais de conflito de interesses.
“A pré-seleção da jovem Ivodia Humberto Mapanga é um dos sinais, sabemos que o processo estava nas mãos da vereação, é contrassenso a aprovação da filha do motorista do vereador distrital. A pré-selecção do jovem Alberto Jorge Nhatelo, irmão do membro de júri, o senhor Azarias Fumo, o então coordenador da juventude e cidadania a nível distrital”, avança a fonte.
Afirma ainda José Mapanga que a superficialidade na análise destes projectos criou situações em que, um jovem concorrendo ao FAIJ tendo uma parte de kits e equipe de trabalho no terreno, apresentando apenas necessidades específicas, não foi pré-selecionado, no lugar deste foi dada a oportunidade pessoas distantes dos negócios que eles desenharam.
“Houve pré-seleção de jovens para pesca, que hoje os conhecemos como estudantes universitários e nunca estiveram ligados a área, porém, alguns com barcos e trabalhadores, não foram dados chance para melhorar instrumentos de trabalho. Pedimos a sua boa-fé para rever esse processo do FAIJ a nível do distrito municipal KaNyaka, cientes de que merecerá a sua devida atenção, aguardo ansiosamente pela resposta”, escreveu o jovem a Petersburgo.
Comenta com teu facebook