A Comissão Nacional de Eleições (CNE) confirma que Loló Correia, actual Director do STAE na Província de Tete é o vencedor do concurso para o cargo de Director Geral do STAE. SG do STAE “ficou deliberado que o senhor Loló é quem irá exercer o cargo de Director Geral”, disse Paulo Cuinica, porta-voz da CNE.
Segundo a fonte ficou deliberado que o senhor Loró é quem irá exercer o cargo de Director Geral do Secretariado Técnico de Administração Eleitoral devendo se instruir os respectivos ofícios e presente a sua excelência ao Presidente da Comissão Nacional de Eleições para efeitos de nomeação e tomada de posse”, disse Paulo Cuinica, porta-voz da CNE.
“Não havendo consensos sobre os seis nomes que foram apresentados foi necessário recorrer-se a votação numa eleição livre, justa e transparente em que o candidato Loló Correia arrecadou 10 dos 17 votos possíveis, tendo os restantes sete votos ido para a senhora Helena Garrine”, avançou Cuinica.
Há que realçar que, dias antes da eleição final de Loló Correia, segundo o Centro de Integridade Pública (CIP), havia sido adiada a escolha do novo Director Geral do Secretariado Técnico de Administração Eleitoral (STAE) devido à falta de consenso entre os membros da CNE. O júri designado para o concurso de recrutamento e selecção do Director recomendou a indicação de Loló Correia para o cargo, mas a Frelimo quer Helena Garrine, que ocupou a 6ª posição da lista de sete candidatos.
Consta que na sequência do abandono de Felisberto Naife do cargo de Director Geral do STAE, a CNE lançou, em Março, um concurso público para recrutamento e selecção de candidatos àquela vaga. Sete cidadãos submeteram as suas candidaturas. A CNE designou um júri constituído por cinco dos membros para avaliar e apurar os candidatos.
A 17 de Agosto, o júri, presidido pelo jornalista Salomão Moyana, avaliou as sete candidaturas e decidiu apurar Loló Correia em primeiro lugar, com três pontos. Seguem-se, nas posições sucessivas, Mário Cossane e José dos Santos Grachane, ambos com dois pontos. Príncipe Lino Uataia, Jossias Gondachaco e Helena Garrine ocupam, respectivamente, o quarto, quinto e o sexto lugar, com um ponto. A última posição, sem nenhum ponto, é ocupada por Lucas José, que durante muito tempo foi gestor da área de comunicação do STAE. Na sequência da classificação, os membros do júri concluíram “recomendar à CNE a indicação do candidato Loló Correia para ocupar o cargo de Director Geral do STAE”.
Comenta com teu facebook