Depois uma das últimas aparições na imprensa, supostamente empregado, André Majibire já não é mais Secretário-geral do Partido RENAMO. A decisão é do líder do partido da oposição, Ossufo Momade que exonerou o secretário-geral da organização, André Majibire, numa decisão para a qual pesou a dinâmica do partido, segundo o porta-voz do partido.
André Majibire é quadro sénior e deputado da Renamo na Assembleia da República, tendo assumido o posto de secretário-geral do principal partido da oposição em abril de 2019 em substituição de Manuel Bissopo. Entretanto, de acordo com José Manteigas, Majibre deixou de ser secretário-geral da Renamo na sexta-feira, na sequência da decisão de Ossufo Momade. Entretanto, não explicou sobre as razões por detrás desta exoneração. Mateigas, simplesmente afirmou que a exoneração enquadra-se nos “poderes discricionários do presidente do partido” e que também pesou para a decisão “a dinâmica interna”.
“Não há um comportamento, pelo menos do meu conhecimento, que tenha influenciado a decisão do presidente, foi dentro do poder discricionário e creio que, sobretudo, pesou, também, a dinâmica do partido”, disse Manteigas. O mesmo avançou que ainda não foi indicado um novo secretário-geral.
A exoneração de Majibire chamou a atenção de outros políticos da oposição. É o caso de Yacub Sibindy, presidente do Pimo, e que recentemente fundou uma coligação com nome de Afonso Dhlakama para concorrer nas próximas eleições. Sibindy prevê no seu comentário sobre o assunto que o próximo Secretário-geral da Renamo será alguém que não concorde com a ideia da candidatura única da oposição.
“Pelos nossos vistos, o novo Secretário-geral da Renamo, não vai ser uma figura adepto da Agenda da união dos partidos políticos em torno do único candidato da oposição para desalojar a Frelimo do poder. Será mais um facilitador da dispersão de votos para legitimar a vitória fraudulenta da Frelimo, em troca de mordomias partidárias de acordo com os interesses Superiores do Presidente Ossufo Momad”, disse Sibindy.
Segundo Sibindy, a “figura ideal para substituir André Madjibire é Domingos Gundana, inimigo ferrenho dos partidos políticos da oposição”. O mesmo afirma que “o discurso de Ossufo Momad vai continuar a arrastar multidões sem transmitir nenhuma estratégia inovadora para garantir ao eleitorado que exige uma nova estratégia para gradear todas as janelas por onde a Frelimo tem penetrado para roubar os votos da oposição”.
O político faz duras críticas ao líder da Renamo, mas ao mesmo tempo continua pensando e defendendo a ideia de candidatura única da oposição. “Vamos as próximas eleições, com a música bem afinada na voz do melhor vocalista da Renamo, General Ossufo Momad:” fomos roubados votos! Fomos roubado votos!…A Frelimo é ladrão!…a Frelimo é ladrão!…doa a quem doer.”, disse Sibindy.
“Será que a Renamo esteve de baixa no hospital na altura em que a Frelimo estava a ensaiar as suas estratégias fraudulentas? Será que o roubo de votos constitui um comportamento surpreendente para a Renamo? Que iniciativas tomou o Presidente Ossufo Momad para estancar os roubos de votos da oposição? Só a indicação do novo Director Geral do STAE, já constitui um dos primeiros passos da manipulação dos resultados eleitorais, o que a Renamo vai fazer para além de um simples protesto nas mídias sociais?”, Questiona Yacub Sibindy.
Comenta com teu facebook