Nos últimos tempos, as relações de cooperação entre Moçambique e Ruanda tendem a crescer cada vez mais. Fruto destes grandes laços de cooperação, destaca-se o novo acordo de “Supressão de vistos” assinado entre os governos dos dois países, onde cidadãos de Moçambique e Ruanda podem permanecer noventa (90) em um dos países sem visto.
O acordo que tem em vista facilitar a promoção do turismo, cultura, investimentos, bem como o desenvolvimento sócio-económico entre os dois países. Este acordo foi rubricado esta semana em Kigali por Arsénia Felicidade Félix Massingue, Ministra do Interior da República de Moçambique e Vincent Biruta, Ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação Internacional da Ruanda.
De realçar que à luz do referido acordo, cidadãos dos dois países ficam habilitados a permanecer tanto em Moçambique como na Ruanda por um período de até 90 dias sem visto.
Segundo Arsénia Felicidade Félix Massingue, o acordo de Supressão de Vistos assinado, é o cumprimento de uma das decisões do Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi e Paul Kagame, Presidente da República do Ruanda.
A governante afirmou ainda que a decisão enquadra-se num conjunto de acções adoptadas pelos Estados-Membros do continente africano para eliminação gradual de obstáculos à livre circulação de pessoas e bens, vertido na sua Agenda de integração 2063.
Entretanto, o acordo de supressão de vistos em passaportes ordinários deverá entrar em vigor ainda no decurso do presente ano, depois da devida ratificação pelos dois países signatários, de acordo com Arsénia Massingue.
Importa destacar que presenciaram a assinatura do acordo Amade Miquidade, Alto-Comissário da República de Moçambique na República do Ruanda e Alfredo Nuvunga, Embaixador da República de Moçambique na República Democrática Federal da Etiópia.
Comenta com teu facebook