O aguardado oitavo álbum do homem do jazz, Moreira Chonguiça, “Sounds of Peace” chega a nós 5 anos após o lançamento do aclamado álbum “M & M” com o Leão de África, Manu Dibango.
Explorando influências da herança moçambicana, infundida com experiências pessoais dos últimos anos, este é um álbum instigador, reflexivo e introspectivo.
Inspirado pela rica diversidade e multiplicidade de línguas e tribos que caracterizam a paisagem cultural de Moçambique, Moreira Chonguiça usou melodias vocais, ritmos e instrumentos em várias músicas cantadas nos diversos idiomas; por exemplo, a música 1 “Orera Khurera”, é da província de Nampula cantada na língua Makhuwa que é falada por cerca de 6 milhões de moçambicanos que se encontram também nas províncias de Cabo Delgado, Niassa e Zambézia.
A música 2, “Myadi vya Imumu” e a música 7 “Kwetu kwa Sidudu” são cantadas em Makonde, língua falada na província de Cabo Delgado.
As músicas 4 “Ndzakurhandza”, 5 “Mamana wanga, 6 “Hosi” e 12 “Nghwazi” são cantadas em Changana, que é uma língua que faz parte do grupo Tsonga (falada pelas tribos Ronga, Ndwazi, Shona, Citshwa e Copi) e Nguni (falada pelas tribos Swazi, Zulu e Xhosa).
Este álbum é sobre celebração da diversidade, diferenças e semelhanças entre os povos africanos que têm uma multiplicidade de influências provenientes dos Árabes, Asiáticos, Portugueses, e outros Europeus. É sobre celebração da vida com urgência. É sobre paz, colaboração e a importância da saúde mental, todos os aspectos relevantes nesta época desafiante em que vivemos. Os últimos anos estarão para sempre impregnados nas nossas memórias pela sua estranheza e, este álbum, subtilmente tenta criar sentido deste período estranho na nossa história, que fez todo o mundo parar e respirar simultaneamente.
“Pretendo partilhar com os jovens que constituem uma parte significativa da população mundial, que não existem fronteiras na cultura, não importa a raça, o país de origem, o que importa é que precisamos partilhar, precisamos criar espaço e silêncio para alcançar coisas sobre as quais não temos controle” partilhou Moreira Chonguiça.
Moreira Chonguiça gravou este álbum integralmente em Moçambique usando jovens músicos alguns vindos do seu próprio projecto, o MoreJazz Big Band, lançado há oito anos. Foi um momento conjunto para cada um dos jovens buscar no seu âmago o sentimento mais puro para expressá-lo musicalmente. “Esta foi para mim uma gravação emocional e extraordinária, visto que alguns dos músicos nunca antes tinham estado envolvidos numa gravação desta natureza.” afirmou Moreira Chonguiça.
Este álbum foi gravado na Friends Studios Productions Mozambique com a assistência da SAMRO Music Creation Support Fund e da Água Vengo. Foi misturado e masterizado por Murray Anderson na Milestone Studios, em Cape Town, África do Sul.
O novo álbum estará disponível digitalmente na Sexta-feira 4 de Novembro em todas as principais plataformas de streaming e Bandcamp.
O álbum será lançado oficialmente em Moçambique durante o mês de Novembro bem como na Sexta-feira 25 de Novembro no maior festival de jazz da África do Sul “Joy of Jazz” no Sandton Convention Centre no palco Dineledi.
Detalhes sobre o concerto estarão disponíveis no website de Moreira Chonguiça nas próximas semanas.
Saxofonista de jazz, compositor e produtor moçambicano, Moreira Chonguiça é conhecido como um dos expoentes máximos do jazz inovador e original de África.
Como artista independente com sete álbuns premiados, globalmente conhecidos e aclamados – em labaredas, Moreira Chonguiça abre um trilho a partir das suas raízes africanas para o mundo. Ele tem um novo álbum com o lançamento previsto para Novembro que explora as influências tradicionais de Mozambique com o jazz.
As enérgicas composições rítmicas contemporâneas de Moreira Chonguiça ganharam aplausos em todos os seis continentes, expostas e inspiradas por Miles Davis, Fela Kuti, Percy Sledge e Manu Dibango.
O seu som único, agilidade técnica e engenhosidade no saxofone alto e soprano, juntamente com a performance de palco apaixonada cativam audiências universalmente.
A paixão e a motivação de Moreira para promover a cultura e o estilo de vida moçambicanos através do jazz fizeram com que a produção do seu festival Morejazz Series, desde 2012, e a formação da Morejazz Big Band, em 2014, se tornassem em elementos permanentes no panorama jazzístico de Moçambique.
Discografia Musical
2006 – The Moreira Project: Vol 1 – The Journey
2009 – The Moreira Project: Vol 2 – Citizen of the World
2011- Khanimambo: Moreira Chonguiça pays tribute to the legends of Mozambique
2013 – MP Reloaded
2014 – Sensasons (lançamento não para venda)
2015 – Moreira Chonguiça live at the Polana Serena Hotel
2017 – M & M: Moreira Chonguiça and Manu Dibango
Influências
Miles Davis, John Coltrane, Fela Kuti, Manu Dibango, Mirian Makeba, Prof. Orlando de Conceição, Nelson Mandela, Martin Luther King, Samora Machel…
Estilo
Energético, contemporâneo, música sem limite definida pela personalidade de Moreira, cultura e pessoas.
Comenta com teu facebook