Um grupo de munícipes de Massinga, na Província de Inhambane, denunciou ao 4Vês Repórter um caso de roubo de energia e cobranças ilícitas para a ligação da corrente elétrica nas suas residências. Revoltados com a situação, o mesmo queixam-se dos “desmandos” de um Técnico da empresa Eletricidade de Moçambique em Massinga, identificado por Sechone Mahumane.
De acordo com as nossas fontes, o Técnico Mahumane, assim como com o seu irmão mais novo, não pagam energia nas suas residências. Consta que o trabalhador da EDM usou máfia na conexão de cabos de forma clandestina para roubar energia na sua residência e, teria também esticado um cabo, fora da rede, para a residência do seu irmão.
A população vai mais além, revelando outros desvios do mesmo funcionário da EDM. Soube o 4Vês Repórter que, o Técnico removeu também um candeeiro da iluminação pública, tendo depois colocado na sua residência, onde funciona 24h sem custos, segundo contam os denunciantes.
Outro assunto em que os moradores já quebram o silêncio e falam abertamente tem a ver com a ligação da corrente elétrica nas suas residências. Se por um lado os moradores queixam-se de um Técnico que rouba energia, por outro os mesmos vizinhos, não tem corrente elétrica.
Contam as nossas fontes que Mahumane, no iniciou, enganou os moradores do bairro Conze por promessas de que iria facilitar na expansão da rede elétrica, mas nada aconteceu. Ainda no mesmo bairro, os Munícipes devem pagar seis mil meticais (6.000 Mts) por cada casa para ter corrente elétrica.
A nossa reportagem ficou a saber dos moradores que o técnico da EDM, além de roubar de energia, ligou também água dentro da sua casa de forma clandestina. É mais um serviço que este se beneficia de forma gratuita.
“Nós estamos aqui a bom tempo, vimos cada coisa a ser feita. E dentro tem um tubo de água que ele não paga. Veja em cima do cabo a ligação feita e lâmpada de iluminação pública”, disse uma fonte.
Enquanto alguns aguardam pela ligação da corrente elétrica, os moradores pedem a intervenção das autoridades o mais rápido possível para a resolução dos problemas causados pelo técnico da Electricidade de Moçambique naquela comunidade.
Comenta com teu facebook