A Diageo Moçambique lançou na noite da última quarta-feira (09) na cidade de Maputo um programa “Learning for Life” em Moçambique, no âmbito da sua Sociedade 2030: Espírito do Progresso – um plano de acção de 10 anos para ajudar a criar um mundo mais inclusivo e sustentável. Parte do plano inclui o compromisso de negócio em criar competências e Hospitalidade a 200.000 pessoas, aumentar a empregabilidade e melhorar a subsistência através de aprendizagem para a Vida e outros programas.
“A Learning for Life” pretende transformar vidas e abrir novas perspetivas de emprego para jovens economicamente desfavorecidos entre os 18 e os 30 anos, capacitando-os profissionalmente. São no total 35 estudantes por formar em matérias de bares, restaurantes, hotéis, lojas e retalho, em geral.
A Diageo estabeleceu uma parceria com o Instituto Nacional de Turismo para o recrutamento de alunos nas escolas superiores de hotelaria. 60% dos beneficiários dos programas comunitários da Diageo são mulheres.
De acordo com Wilson Maquenze, representante da Diageo-: “Pretendemos dotar estes estagiários de competências e recursos empresariais e hoteleiros, num esforço para aumentar a empregabilidade, melhorar os meios de subsistência e apoiar um sector hoteleiro próspero que funcione para todos. Pretendemos também incluir e capacitar as mulheres e outros grupos sub-representados. Desta forma, ajudamos jovens desfavorecidos a realizarem os seus sonhos”.
Falando à 4Vês Repórter Wilson Maquenze, frisa que este programa é uma oportunidade que nunca existiu antes e o impacto em todos é enorme, dai que exorta os jovens a aproveitarem esta oportunidade a inscreverem-se neste programa.
“O sector do turismo também regista um forte crescimento em Moçambique, impulsionado pelo aumento do turismo de negócios, pelo que é incrível ter o Instituto Nacional de Turismo a bordo a apoiar esta iniciativa”, destacou
Por seu turno, a ministra da cultura e turismo, Eldevina Materula destacou que a primeira Edição do programa de estágio profissional e remunerado, irá decorrer nas várias unidades hoteleiras da Cidade de Maputo, com uma duração de três meses, a iniciar a 15 de dezembro do corrente ano.
“Esta edição, conta com 35 mulheres, isto é motivo de grande orgulho, pois vai motivar cada vez mais mulheres nas áreas que até então eram disputadas por homens, saibam caras estagiarias, que ter uma mulher no ambiente do bar, não é suficiente. Nós queremos prepará-la, assegurar a criação de condições de trabalho para que ela possa crescer profissionalmente, firmar-se e com isso intensificar a sua base de apoio à inserção laboral neste sector, portanto, passar a alimentar este mercado nacional de profissionais não apenas com um sorriso bonito, mas portadoras/detentoras de um perfil ocupacional desejável”. Frisou
Com esta acção de responsabilidade social, a Diageo acredita que irá impulsionar o desenvolvimento socio-económico do país, gerando oportunidades para o desenvolvimento e qualificação da força de trabalho nacional.
Comenta com teu facebook