Autoridades de saúde na província de Niassa estão preocupadas com a superioridade de casos de cólera registados no presente ano no distrito de lago, que de janeiro a esta parte, aquele distrito situado na região noroeste da província notificou um total de 163 casos desta doença. A informação foi prestada pelo Director provincial de Saúde no Niassa, Ramos Mboane, que avançou que maior numero dos casos de cólera naquele distrito foi registado no posto admirativo de Cobwe.
“Dos 163 casos referenciados, mais da metade são do posto administrativo de Cobwe”. Deste universo, 160 pacientes foram assistidos com êxito e estão recuperados, dois infelizmente perderam a vida e um entra-se a receber cuidados na unidade sanitária local. Mboane receia que a doença tenha mais impacto com a chegada da época chuvosa, dai que recomenda a tomada de medidas de higiene individual e colectiva, e o uso de água tratada para o consumo humano.
Para controlar a situação de acordo com Ramos Mboane, Director provincial de saúde na província do Niassa, o sector ira trabalhar em coordenação com a liderança comunitária na sensibilizar a população dos distritos de Lichinga, Mecanhelas, Mandimba e Cuamba para além do distrito de Lago, pontos fronteiriços da Província com o vizinho Malawi, sobre o uso adequado da água.
“o sector de saúde nesta Província ira continuar a envidar esforço no trabalho de sensibilização as comunidades sobre o reforço das medidas de higiene individual e colectiva, com o destaque com o cuidado com a agua, para as famílias que receberam purificadores de certeza, devem continuar a usar este purificador” sublinhou Ramos Mboane.
No posto administrativo de cóbue nesta Província, para além outros distritos, é um dos pontos onde há movimento de pessoas oriundos da vizinha república Malawiana.
Por: Simão Aquimo
Comenta com teu facebook