A Secretária da Juventude e Emprego (SEJE) avançou esta segunda-feira ao 4Vês Repórter que, o governo irá investir um total de setecentos e cinquenta milhões de meticais (750.000, 000, 00 Mts) para apoiar a juventude. Explicou Osvaldo Petersburgo que este valor a ser investido, será entregue aos jovens através do Projecto “AgoraEmprega”.
O valor para próximo ano é muito mais alto se comparado com o investido em 2022. No ano corrente, segundo o governante foram investidos, através do mesmo programa, um total de Setenta e cinco milhões de meticais.
“2022, um ano que ia está a terminar, nós investimos em vários programas, particularmente no AgoraEmprega, investimos Setenta e cinco milhões de meticais. E para o próximo ano, iremos investir Setecentos e cinquenta milhões de meticais, só no AgoraEmprega, não falo de outros programas”, disse Petersburgo.
O Secretário do Estado da Juventude e Emprego afirmou ainda que, o governo irá continuar a trabalhar de forma clara e harmoniosa, e a todos os níveis na perspectiva de assegurar mais recursos e mais programas que contribuam para a criação de mais e melhores empregos.
O mesmo garantiu que mais fundos serão canalizados através do Banco Mundial, parceiro financeiro do Programa Emprega. O Banco Mundial pretende alargar o financiamento aos programas “Emprega” e “Eu sou Capaz” na componente de empoderamento das mulheres.
“Ainda este mês de Novembro, recebemos uma equipe do Banco Mundial, que já está a trabalhar com o governo de Moçambique para aumentar a escala do programa EMPREGA e EU SOU CAPAZ, mas sobretudo, focalizado no programa de empoderamento das mulheres…significa que o Banco Mundial também está sensível que deve aumentar os recursos. É um compromisso muito bom, significa que vem mais recursos”, revelou Osvaldo Petersburgo.
Importa realçar que, o titular da pasta da juventude e emprego falava esta segunda-feira em Maputo no evento de apresentação pública dos vencedores dos cinquenta (50) vencedores na fase piloto do programa “AgoraEmprega”. Entretanto, numa altura em que o governo tenta resgatar a confiança dos jovens neste tipo programas, no seu discurso, Petersburgo deixou um recado aos críticos do programa.
“Há aquele que começa a achar que, aquele que ganhou tinha padrinho ou ganhou porque tinha alguém que lhe levou até lá. Mas ele não acreditou, não concorreu e não participou. Ao invés de gastar tempo a criticar e a lamentar, encorajamos a todos jovens para acreditarem e concorrerem e como estes, também ganharem…Esta cerimónia publica é uma demonstração prática da imparcialidade deste programa”, disse o governante.
De realçar que nesta fase piloto do “AgoraEmprega”, de acordo com a Secretária da Juventude e Emprego, concorreram mais de três mil jovens. Destes concorrentes, apenas trezentos e cinquenta foram seleccionados para a formação de planos de negócios.
Comenta com teu facebook