A Humanity and Inclusion, é uma Organizaçāo Humanitária Independente e Imparcial que opera em situaçāoes de pobreza e de exclusão, conflitos armados e desastres. Trabalhando em prol das pessoas com deficiência e das populações vulneráveis, realizando acções concrectas para responder as necessidades básicas, melhorar as condições de vida e promover o respeito pela sua dignidade e direitos fundamentais.
Foi com este intuito que em parceria com a ADEMO, organizaram na manhã desta quinta-feira(01) uma mesa redonda sobre inclusão das políticas educativas de acordo com a perspetiva dos direitos humanos internacionais.
Na ocasião em a coordenadora regional do projecto Helasia Griet Van de Voorde revelou a nossa a 4vês que este projecto está distribuído em vários pontos do mundo.
“estamos distribuídos em vários países do mundo tais como Madagascar, Etiópia e também em Luanda e em Moçambique estamos a trabalhar directamente com a ADEMO em prol da inclusão de pessoas com deficiência, um dos objectivos do projecto Helasia é trabalhar também nos mecanismos e coordenação e alguns estudos sobre a deficiência, trabalhando com algumas organizações da sociedade civil, mas também com o estado moçambicano”.
A fonte foi mais além ao apontar que a questão da deficiência em Moçambique é uma realidade, o respeito por essas pessoas ainda é um desafio.
“São poucos que respeitam as pessoas com deficiência neste mundo e em particular Moçambique fato este que esperamos que com os debates feitos nesta mesa sirvam para sensibilizar toda a população sobre a questão e os direitos das pessoas com deficiência”.
Por seu turno Fárida Gulamo Secretária executiva da ADEMO frisou que a organização completou a poucos dias 33 anos de vida.
“Na verdade temos 34 anos de existência com a primeira organização de pessoas com deficiência existente no país, estamos hoje para reflectir em conjunto para que juntos possamos encontrar caminhos para as crianças e jovens possam ter um futuro mais próspero e um futuro onde tenha uma vida digna e mais respeitada”. Defendeu
Farida foi mais além ao apontar que existem várias barreiras para as pessoas que com deficiência porém estas barreiras estão nas mentes.
“A questão do preconceito, discriminação faz com que as pessoas com deficiência não possam gozar bem dos seus direitos, em relação há estes aspectos percebemos que a nossa participação activa com seres humanos permite junto dos provedores de serviço que são os diversos ministérios, para nós o acesso a educação e a saúde são aspectos fundamentais que achamos devem ser tomados como prioridades, pós é através deles que os deficientes podem gozar dos direitos ” Terminou.
Refira-se que a actividade se enquadra no âmbito das celebrações do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência a comemorar-se no dia 03 de Dezembro de 2022, uma data instituída pela Organização das Nações Unidas em outubro de 1992 com o principal objetivo de estimular reflexões sobre os direitos das pessoas com deficiência, através de iniciativas que tem como objetivo, sensibilizar a sociedade para a igualdade de oportunidade a todos os cidadãos.
Comenta com teu facebook