Foi lançado ontem (07) em Maputo, o Projecto “UXENE Smart City” que é uma iniciativa de desenvolvimento urbano no Grande Maputo ligada ao ramo imobiliário. O Projecto está avaliado em Três Bilhões de Dólares, entretanto, a primeira fase do mesmo que inicia no próximo ano é avaliada em seis milhões de Doares.
Segundo o CEO da iniciativa, Henrique Bettencourt a “UXENE Smart City” é exatamente “uma cidade dentro de uma cidade”. A fonte afirma que é um novo renascimento africano com vista ao desenvolvimento urbano humanizado e inteligente para o século XXI.
“A nova centralidade será um desenvolvimento sustentável, inclusivo e integrado – um lugar de excelência para viver, trabalhar, aprender e investir no futuro. A UXENE Smart City é uma expressão de unidade e uma ode à África, elevando a nossa herança cultural e promovendo um ambiente inclusivo para as gerações futuras”, disse Henrique Bettencourt.
A primeira fase do projecto arranca a 29 de Maio de 2023 com o lançamento da primeira pedra. Segundo a fonte, a primeira fase do projecto está orçada em 600 milhões de USD e tem a duração de cinco anos. Nesse período, dar-se-á primazia à construção de um parque logístico, que conforme explicou não só servirá a Uxene, mas também as comunidades circunvizinhas.
Esta iniciativa irá gerar mais de Seis mil e quinhentos (6.500) Empregos diretos e espera-se também que proporcione mais de vinte mil (20.000) Empregos indirectos. Os idealizadores da UXENE Smart City afirmam que este projecto vai gerar mais de 150 milhões de Impostos e Taxas aos cofres do Estado.
O projecto de imoveis além de contar com vivendas irá incorporar um polo Universitário e Desportivo, área Comercial e Centro de Negócios, Golf Estate e Centro de Convenções. Importa destacar que preve-se um Polo Residencial misto (20,000 Fogos), um Parque Logístico e de Actividades Econômicas, um Parque Intermodal e Parque Ecológico.
De acordo com Bettencourt, dos 610 hectares em que a cidade inteligente e ecológica será erguida, 179,2 hectares serão ocupados pela área habitacional simples e mista, 105 hectares destinados à rede viária e atravessamento, 59,6 hectares para um campo de golfe, 43 hectares pelo parque ecológico, 23 hectares destinados ao parque logístico, 20,7 hectares para um centro e área comercial, 11 hectares reservados para um campus universitário e 6,3 hectares preparados para um terminal intermodal, entre outros fins.
O Projecto a ser desenvolvido na cidade de Maputo, ao longo da estrada circula é uma iniciativa de capital nacional e estrageiro e conta com diversos parceiros como a CHINA JIANGXI, CHINA RAILWAY, Gregori International (English), ISCTEM, CENTRO ECOLOGICO, EKHO SCHOOL, METRO BUS SIR MOTORS, DELAGOA, FIPAG e AGUAS DE MAPUTO, HUAWEI, VODACOM, ADE e a PERTENCE.
Comenta com teu facebook