São dados divulgados na manhã desta segunda-feira (12) na cidade de Maputo pela presidente da autoridade tributária Amélia Muendane na cerimónia de investidura e certificação do seu patrono na CBS.
Na ocasião Muendane destacou que Após independência três em cada 100 moçambicanos sabiam ler e escrever e ao logo de décadas o sistema ensino no país teve várias transformações.
” O sistema de ensino de Moçambique benéficou de transformações significativas visando adequar o perfil de ensino técnico científico adequado à conjuntura nacional e agenda do desenvolvimento que colmuniu com os seguintes acontecimentos, a proclamação de educação para todos os moçambicanos como o direito constitucional do acesso à educação”.
A fonte acrescentou que a taxa do analfabetismo em Moçambique reduziu de forma significativa.
” De 93% que tínhamos 1975 para 73% em 1990, porém a inclusão da guerra de estabilização em 1980 resultou na rotura de estruturas e devastação que levaram ao retrocesso do sistema de ensino e do acesso à educação sobre tudo nas zonas rurais o que teve como consequência o surgimento das disparidade nos índices de escolaridade urbano e rural, contudo o estado Moçambicano avançou com a consolidação do ensino reduzindo em 1990 a taxa de analfabetismo em quase 65%”. Terminou
em representação ao diretor da CBS Policarpo Matiquite disse na sua intervenção que até ao momento só os cursos de curta duração são leccionados mas com tudo espera-se um crescimento.
“Nos fomos funcionando até ao momento com cursos de curta duração mas agora já oficializamos e conseguimos abrir momentos para crescer como instituição de ensino, onde nós queremos participar para o desenvolvimento do país em varias frentes sobretudo em como fazer negócio”.
Comenta com teu facebook