Uma jovem foi levada hoje pela polícia depois de uma longa confusão que iniciou as 5h da manhã. A mesma é acusado de burlar os residentes do bairro Patrice Lumumba, no Município da Matola. A cidadã, em conivência com agentes da Vodacom, convenceu a população daquela zona residencial a comprar cartões da Vodacom com a justificativa de que depois de comprarem iriam receber dinheiro de apoio no âmbito da Covid-19.
As vendas dos pacotes iniciais começaram na quarta-feira, custava 30 Meticais cada, e nesta sexta-feira logo cedo o assunto saiu de controle. Os moradores foram a residência da jovem para comprar cartões, e até às 5h da manhã já haviam filas de gente buscando pelo pacote inicial.
A movimentação chamou atenção dos que já haviam comprado os cartões nos dias anteriores, e estes juntaram-se aos novos compradores de cartões. Entretanto, passado dias sem receber o dinheiro, questionaram a jovem e está não respondeu e escondeu-se na sua residência.
O Secretário do bairro informou que não tem conhecimento sobre a disponibilidade de fundo de apoio às famílias no âmbito da Covid-19. A confusão aumentou, a população apercebeu-se que havia sido enganada por um esquema cujo objectivo era vender cartões.
Consta que, a jovem tem ligações com agentes da vodacom que vendem cartões para ganhar mais comissões quanto mais cartões venderem. Foi neste momento que o Secretário do bairro teve que chamar a polícia para acalmar os ânimos da população que buscava respostas da jovem que as vendeu cartões afirmando que é para receber “dinheiro da Covid-19”. Importante destacar que das vítimas do esquema, a maior parte são mulheres. Neste esquema foram até enganadas pessoas idosas.
Comenta com teu facebook