Segundo o Director geral da WAKE UP, Simone Novele a sua instituição continua focado no cumprimento da sua missão que é “Desenvolver o Potencial Humano dos Jovens”, em Moçambique. E é no cumprimento deste objectivo que a WAKE UP vem a realizar um leque de actividades ao longo do país para melhorar a qualidade de vida dos jovens.
Entretanto, no último final de semana, a instituição realizou um evento na Cidade de Maputo, com mais de duzentos participantes, com diversos pontos de agenda, segundo avançou Simone Novele.
O primeiro momento do evento foi dedicado para uma palestra sobre “O amor a Pátria”. Esta palestra foi digerida por Silva Livone, Secretário-geral da Organização da Juventude Moçambicana. O mesmo dirigiu o segundo momento do evento que abordou sobre o Recenseamento Militar.
“Como estamos numa época de recenseamento militar, este trabalho que estamos a fazer está enquadrado naquela que é a missão da WAKE UP que é desenvolver o potencial humano dos jovens. E desenvolve-se o potencial humano dos jovens fazendo uma série de coisas, promovendo formações, palestras, seminários e uma série de coisas que nós temos vindo a desenvolver, quer sozinhos como WAKE UP, quer com parceiros”, disse Simone Novela.
O Director Geral revelo ainda que a WAKE UP não tem financiadores para a realização das suas actividades, mas sim, trabalha com parceiros que tem impulsionado bastante as suas actividades.
“Estamos a fazer esse trabalho a nível nacional, estivemos recentemente em Montepuez. Tivemos um trabalho muito concorrido na cidade de Pemba, assim como estivemos em Nacala, Nampula, Lichinga, Tete, Manica e Beira. Nas últimas seis semanas corremos quase todo país, trabalhamos com jovens não só das cidades mas também dos postos administrativos e distritos porque Moçambique não é só nas capitas”, disse Novele.
Novele defende que a juventude moçambicana deve despertar e perceber que “a vida não é só de sentar e reclamar”. Acrescentando que “é verdade que o nosso país tem vários desafios, mas a solução para os desafios que o país enfrenta, não é só sentar e reclamar, a solução começa connosco. Se nós os jovens queremos ver o mundo melhor, temos que mudar e a mudança deve começar por si e todos nós. Então se todos se engajarmos nesta luta, independentemente das dificuldades que nós temos podemos vencer”.
Importa destacar que ainda no mesmo evento, a WAKE UP realizou a cerimónia de graduação de mais de mil jovens, formados em diversos cursos de curta duração ministrados por esta instituição.
“Como eu disse no início, para ajudar os nossos jovens a desenvolver o seu potencial a abordagem deve ser multifacetada, não é somente palesta ou Work Shop, e tambem não são somente formações. Existe um leque de actividades que visam ajudar a juventude a desenvolver o seu potencial. Alguns jovens aqui, principalmente, estão capacitados em áreas de liderança, temos outras áreas de apoio administrativo, informática. Os cursos foram feitos, alguns online e outros foram presenciais” concluiu o Director Geral.
Comenta com teu facebook