O Clube Desportos Tubarões de Maputo acaba de participar numa competição na cidade de Luanda, em Angola, onde conquistou um total de 47 medalhas. Já em Maputo, os “Tubarões” de Maputo organizaram esta terça-feira (31) uma conferência de imprensa, em Maputo, para dar a conhecer sobre os resultados alcançados na competição.
Recordar-se que os “Tubarões” participaram de 26 a 27 de janeiro, no Torneio Internacional-Cidade de Luanda, em Angola, denominado 1º Meeting Internacional de Luanda. A participação com sucesso inseriu-se no plano de desenvolvimento técnico do clube, com vista aferir o nível competitivo dos atletas.
Na ocasião, Mariamo da Costa, Vice-presidente na área jurisdicional dos tubarões, destacou que os atletas representam com muita excelência o país, onde conquistaram várias medalhas.
“Bem, este é um marco para a natação moçambicana, não que isto seja a primeira vez para os tubarões, estamos normalmente acostumados a participar em seleção, desta vez foi apenas um grupo composto por atletas dos tubarões de Maputo que participaram neste torneio/ campeonato internacional, e olho com muito orgulho como vocês souberam também foi um conjunto de 47 medalhas sendo 19 de ouro, 16 de prata e 12 de bronze, portanto é um marco na natação”, disse a responsável aos atletas.
A fonte revelou que agora, está em preparação o torneio “Frederico dos Santos”. “ Em princípio em nacionais teremos todos, temos clubes também da Swazilândia e África do Sul e outros que ainda estão por confirmar. O torneio será em fevereiro exatamente nos dias 18 e 19. Sem dúvida, aliás, está não é a primeira vez que realizamos esse torneio, mas desta vez tornamos ele internacional, antes era apenas, restringida com equipas nacionais, desta vez conseguimos de fora de Moçambique”, disse.
Por outra, o capitão dos tubarões agradeceu a todos que apoiaram esta iniciativa e espera que continuem a apoiar, uma vez que o conjunto promete.
”Numa primeira fase agradecer a todos que ajudaram para que se tornasse possível a nossa viagem a Luanda, gostaria que continuassem a investir assim na natação, no nosso clube, clube que promete e não há muito a dizer, tenho a agradecer aos pais, a cada pessoa que está aqui e espero que isso volte a se repetir”, disse o atleta.
Por seu lado, Marta Mpfumo a recordista do grupo, disse estar expectante sobre o futuro na modalidade de natação. A adolescente destacou a experiência colhida em Luanda. Orgulho por seu desempenho, Marta revelou que melhorou o seu tempo na competição, reduzindo de Um minuto e nove segundos para Um minuto e cinco segundos.
“Foi muito bom, conheci novas adversárias e tive mais experiências. Eu espero melhorar mais os meus tempos e obter mais resultados. Eu melhorei o meu tempo de 100 livres, eu fazia 1:9 fiz 1:5. E melhorei também acidentes livres e acima arposa que é o meu estilo número um. Eu comecei a nadar com 3 anos e só comecei a obter resultados aos 11 anos e até agora eu continuo assim (melhor), espero continuar assim no futuro”, revelou Marta Mpfumo.
“Uxene Smart city abraçou essa iniciativa por várias razões, por um lado acreditamos no sucesso desta modalidade não só em termos de evolução dos nossos atletas mas também a projeção desta modalidade naquilo que é a imagem do país lá fora. Nós acreditamos na capacitada direção técnica deste clube e na qualidade dos atletas, e acção é um princípio de várias outras iniciativas que vamos abraçar no âmbito do leque da responsabilidade social” Disse Henrique Bettencourt Diretor-geral da Uxene Smart City
“A I2A vê está iniciativa como uma porta para mudança de mentalidade no sentido de que está é uma oportunidade para acolher as iniciativas vencedoras e I2A se posiciona nessa materialização desta iniciativa jovem para materializar iniciativas de desporto nos termos da responsabilidade social e construir uma imagem de Moçambique mais positiva.” Revelou Luís Huamusse, consultor na I2A para projetos sociais
De realçar que o Clube contou com o apoio de várias entidades privadas das quais ZAP, I2A, NEXIA BKSC, GoFuel e UXENE Smarty City, patrocinadores que acreditam no projecto Tubarões.
Comenta com teu facebook