Moçambique é um dos poucos países que valoriza o desporto no seu todo, aliás até o futebol é tentado porém sem sucesso, a Natação nem por isso. Mas sonho é sonho não importam os recursos ou não, o importante é fazer a sua parte e dar continuidade à vida.
Ukaya Makanga é um jovem Moçambique que nasce na cidade de Maputo como qualquer outro jovem com sonhos e metas por alcançar, mesmo num país como este que ter um apoio é quase uma utopia.
Estar no topo da Natação e representar a selecção nacional fazem metas deste jovem ainda para este ano, a resiliência, foco, determinação e persistência fazem o dia dia deste jovem atleta que atualmente representa o clube tubarões de Maputo, lá surge o sonho e com o meio caminho andado em tão pouco tempo.
Foi numa manhã qualquer com o sol a brilhar que a nossa equipa decidiu entrevistar o jovem atleta para entender até que ponto o seu sonho vai.
Ukay Makanga atleta dos tubarões de Maputo disse na sua primeira intervenção que é atleta à mais de 6 anos e tudo inicia para resolver os problemas de saúde.
“Acho que há uns oito anos, comecei a nadar mas por causa dos problemas respiratórias que tinha, de lá para cá a natação tem sido uma das minhas razões de viver, quando criança olhava sempre os meus irmãos mais velhos a nadar, daí surgiu a curiosidade de saber como é e fazem, no meu primeiro ano a treinar não foi nada fácil na verdade ainda não tinha criado nenhum lanço de amizade com água e tal, quero fazer uma história diferente dos meus irmãos quero ser conhecido e reconhecido internacional facto este que trabalho dia e noite para chegar no topo”. Atirou Ukay Makanga.
O entrevistado foi mais além ao afirmar que começou a levar a Natação à sério agora que já é dos grandes nomes falados no seu clube tubarões.
“De forma profissional só agora que comecei a me destacar, antes não tinha a determinação, foco e a fome de ganhar medalha que tenho hoje, comecei a olhar de forma a natação como olhava antigamente, as coisas mudaram e ainda vão mudar, cada ano todo atleta tem suas metas por alcançar e comigo não é diferente a ideia é continuar a trabalhar dia a dia para melhor as minhas habilidades e chegar onde ninguém mais chegou, os meus irmãos eram destaques nos seus tempos e eu também quero me tornar um destaque e deixar ficar a minha história nesta modalidade”. Disse o entrevistado
Donde vem a sua inspiração?
“Eu já comecei a ser a minha própria inspiração quando eu vinha treinar só tinha um único período então comecei a dar tudo de mim ao treino e hoje sou o que sou, uma das minhas metas para este ano é fazer parte da selecção nacional de natação facto este que estou a trabalhar duro para que essa meta torne-se real, com a experiência que tenho de Angola uma vez que lá as coisas são de nosso país, falo da temperatura da água entre outros, acredito que estou preparado para representar o nosso país”. Terminou
Comenta com teu facebook