Duzentos e sessenta e três atletas de Moçambique e Suazilândia participaram da sexta edição do torneio internacional Frederico Santos que decorreu nos dias 18 e 19 do corrente mês, na cidade de Maputo. Esta iniciativa é do clube de desportes tubarões de Maputo.
Foram mais de duzentos expectadores que apesar da chuva que se fez sentir naqueles dias quiseram testemunhar e ver in-lock o que os atletas tinham a oferecer em memória desta grande figura.
Liderança na conquista das medalhas era de se verificar naqueles dois dias alias vozes gritavam e ate falavam “Esses são bons “, diziam os telespectadores ate algumas pais e encarregados de educação “rederam-se”.
Na ocasião, o treinador dos tubarões Pedro Jalane, disse a nossa reportagem que o desempenho dos atletas nesses dois dias foi espetacular, uma vez que muito preparavam-se pra tal, numa altura em que no próximo mês entra-se em cena.
“Estamos a implementar tudo que treinamos e estamos focados a 100 porcento, existem, alguns aspetos negativos que devem ser melhorados se quisermos nos tornar adversários a altura, falo concretamente das partidas e as viradas, treinando mais acredito que esses aspetos negativos serão ultrapassados, dos atletas escolhidos para ca participar o desempenho, assiduidade e bom comportamento foi o que ditou essa seleção, foram no total 84 atletas. Estamos a trabalhar de forma dura para ver se alguns dos atletas conseguem mínimos para o UCNJ prova esta que realiza-se na vizinha africa do sul no próximo dia 25 de março e no dia 4 de abril temos o nível III. Acreditamos que estamos preparados para estas provas”. Lançou o treinador.
Em uma outra abordagem o atleta Ukay Makanga revelou que o campeonato não foi como o planeado uma vez que pretendia melhorar algumas habilidades.
“Foi um bom campeonato porem não foi como o planeado mas gostei de algumas provas, não foi bom porque esperava melhorar algumas provas e em particular as minhas habilidades, estou a prepara-me para as próximas duas competições ate o nacional que e o campeonato pelo qual estou a treinar dia e noite uma vez que o nacional e o ultimo campeonato da época e espero fechar a época com os melhores resultados que eu consiga alcançar “. Destacou o atleta Makanga
Quem pensa diferente é a atleta Alice Mateus do clube barracudas Maputo, que acredita que este torneio internacional em memória ao Fred serve como um ato de reconciliação dos atletas para ter o ritmo competitivo.
“ Acredito que ate a um certo ponto as minhas habilidades estão a ser melhoradas uma vez que estamos numa época em que estamos mais concentrados nos treinos para ganhar ritmo competitivo para as próximas competições, desafios são vários o mais relevante e a questão do peso mas com o ritmo dos treinos acredito que essa questão será ultrapassada e estarei 100 porcento preparada para as provas “. Frisou
Vale reforçar que foram inscritos um total de 263 atletas, sendo 254 dos clubes nacionais e 9 convidados da Suazilândia nomeadamente: SWIM LAB-9 atletas, CNZ- 8 atletas, CFVM- 37 atletas, CBM-66 atletas, CNGM-43 atletas, CDTM-86 atletas, CNM-14 atletas.
Comenta com teu facebook