Foram mais de mil famílias de quatro localidades diferentes em Marracuene que benefíciaram-se no sábado de kits alimentares como forma de amizar as necessidades que aquelas familias tem passado devido a chuva que se fez sentir nas últimas semanas, chuvas estas que danificaram as machambas destes agricultores que garantia o seu pão de cada dia lá.
Dai que o Administrador de Marracuene Shafee Sidat juntamente com seus parceiros como à 4×4 FRIENDS entre outros uniram-se para trazer sorrisos para aquelas localidades.
Foram kits compostos por diversas variedades onde temos açúcar, arroz, farinha de milho, sabão, óleo de cozinha entre outros.
Na ocasião em representação 4×4 FRIENDS Shamir Magide revelou que iniciativas destas devem ser esperadas deste grupo de jovens uma vez que sentiram-se comovidos com as condições daquelas comunidades.
“Somos um grupo de jovens com um número de 14 membros que unimos o pouco que tinhamos para trazer uma esperança a essa comunidades uma vez que a chuva lhes tirou quase tudo, iniciativas destas ainda devem ser muito bem esperadas por nosso parte uma vez que iniciamos não sabemos quando parar”. Lançou Abdul
Por seu turno o administrador Sidat disse algumas zonas as águas tem a tendência de diminuir uma vez que marracuene é o último receptor do rio Incomate.
“Os nosso campos agrícolas foram muito afetos pelas chuvas, na zona de Macaneta e Machubo as águas estagnadas tende a baixar, nós em marracuene estamos em zonas altas facto este que não tivemos danos nas nossas infraestruturas uma vez que estavamos preparados para essa chuva, no total perdemos mais de 17 mil equitares estamos a falar das áreas agrícolas e pecuária em pecuária acho que perdemos sensivelmente 8900 e o remecente da área agrícola”. Disse o administrador.
A fonte foi mais além ao destacar que essa a ajuda foi dada pela sociedade civil depois dos apelos que o governo de Marracuene fez.
“A sociedade civil se uniu hoje para trazer o pouco porém muito para essas comunidades, foi como viram chegaram aqui mais de 30 carros 4×4 e estamos aqui para apoiar os necessitados, foi este apoio temos recebido apoio do INGD entre outros para dar continuidade à o que ja foi iniciado, os camponês preveem voltar a semear em três meses mas não acredito de seja possível talvez seja daqui há uns quatro ou mesmo cinco meses, pois essas previsões ja foram feitas no passado e não tiveram nenhum sucesso pois essas terras já consumiram muita água da chuva que caiu num passado presente”. Terminou
As famílias mostraram-se agradecidos pelo ato e espera mais iniciativas destas uma vez que expectativa voltar aos campos daqui há três meses ou mais.
“Recebemos o apoio mas gostaríamos de receber mais porque onde estamos não temos basicamente nada, nem mesmo em casa e muito menos nos nossos campos mas estamos gratos por isso, com essa chuva até as nossas crianças pararam de ir à escola devido as condições, aliás percorremos mais de 10k para ter um hospital o que dificulta estar lá mesmo padecendo “. Lançou Jorge Titos
Jorge Nhanca Lider comunitário revelou aos nossos microfones que a chuva causou muitos danos e tudo esta completamente parado.
“Não há maneira essa chuva fez muitos estragos aqui nem o que comer nós temos mas graças a Deus hoje amanhã teremos uma vez que o administrador e os seus amigos estão a nos ajudar, com os campos inundados esta tudo estamos sem esperança de voltar, olha que daqui para Manhiça já não a ligação devido a chuva essas vias estão complicadas”. Terminou
De realçar que a distribuição deste kits levou a percorrer longas distâncias uma vez que as vias de acesso estão condicionadas devido à chuva.
Comenta com teu facebook