Em um comunicado enviado ao 4Vês Repórter, na manhã desta sexta-feira (16), os profissionais da saúde acabam de anunciar a retoma da greve. As negociações com o Ministério da Saúde falharam, depois dos profissionais terem dado uma trégua de 15 dias. A partir das 7 Horas de segunda-feira, 19 de Junho, os profissionais de saúde irão entrar novamente em greve a nível nacional.
“Vale ressaltar que, de tudo quanto foram as inquietações apresentadas pela APSUSM, nenhuma delas foi satisfeita com resultados tangíveis, pois, do lado do MISAU, apenas houve reporte de negociações verbais efectuadas com entidades que não puderam ser provadas que realmente tais negociações ocorreram. Além disso, não nos foi provado que os oficios os quais nos tinham prometido que haviam de produzir, foram realmente produzidos e enviados às unidades sanitárias”, avançou Anselmo Muchave, Presidente da Associação dos Profissionais de Saúde Unidos e Solidários de Moçambique.
A fonte foi mais além afirmando que “Do que pode se ver e se concluir em relação à postura do MISAU face às nossas reivindicações, é uma manobra para entreter a nossa classe com falácias, grande falta de vontade de ver a greve terminada e falta de interesse em ver os moçambicanos a poderem gozar do seu pleno direito constitucional à saúde. Nesta senda, após a consulta feita aos membros a nivel nacional, não nos resta mais nada a não ser comunicar ao MISAU e as outras instâncias a retomada da greve geral dos profissionais de saúde a partir das 7 Horas do dia 19 de Junho”.
Comenta com teu facebook