Foram kits composto por produtos de limpeza e higiene mas também kits compostos por produtos alimentícios doados pela Associação pela associação de mulheres empreendedoras Europa- África (AMEEA), com o intuito de ajudar mas também dar uma esperança as mulheres que padecem de diferentes doenças em destaque o do cancro da mama.

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), indicam que em 2018, o cancro foi responsável por 8,8 milhões (13%) do total de mortes no Mundo, representando a segunda causa de morte por doenças não transmissiveis.
No mesmo periodo, o nosso país, de acordo com o Programa Nacional de Combate ao Cancro, do Ministério da Saúde (MISAU), registou 25.631 novos casos de cancro, dos quais, o sarcoma de kaposi, o cancro do colo do útero, o cancro da mama e da próstata foram os mais comuns, representando, respectivamente, para ambos os sexos, 24,7 por cento, 16,7, 5,3 e 6,4 por cento, e uma taxa de mortalidade de 17.813 casos de cancro.
No momento da entrega Anna Sousa – Presidente da AMEEA Moçambique, frisou que foi possível reunir kits de primeira necessidade angariador durante a sensibilização para o hospital central de Maputo.
“Foram mais de 15 dias que estivemos a sensibilizar mulheres e homens para que façam rastreio do cancro da mama de forma atencipada para que evitem o pior, estivemos entre pontos do país e nos próximo ano pretendemos expandir mais a nossa sensibilização para quase todo o Moçambique, hoje entregamos kits no hospital central de Maputo afim de ajudar esses pacientes dando uma esperança e uma palavra de apoio.

Trata-se de kits de higiene s limpeza e kits compostos por produtos alimentares no serviço de ontologia do HCM, fora esse apoio aos pacientes os empresários doaram ao hospital medicamentos, produtos de higiene e alimentares.
“Demos alguns produtos de limpeza para que possam gerir o seu dia a dia e mas também dos próprios doentes, tivemos a oportunidade de ir a pediatria onde pudemos ver criança com cancro e pudemos também apoiar essas crianças com kits alimentares”, disse Anna Sousa
De realçar que os médicos presentes naquele hospital agradecêramos gesto e esperam que iniciativas destas não parem por aqui mas que mais entidades possam aproximar ao hospital e ajudem os que realmente precisam.
Comenta com teu facebook